Grama Sintética


A grama sintética hoje é dividida em 2 grandes segmentos de mercado:


  • - Gramas Nacionais
  • - Gramas Importadas

Qual a diferença:


Primeiro podemos dizer que o preço da grama sintética, é definido dentre estes dois grandes grupos.


Vejamos o seguinte:


A grama sintética possui patente de1965, e portanto mais de 40 anos de desenvolvimento no mundo.


No Brasil ela chegou há pouco mais de 15 anos, e é fabricada em larga escala desde o início do primeiro mandato do Presidente lula. Lembram que o preço do dólar chegou a U$1,00 = R$ 4,00. Neste momento a importação começou a inviabilizar as empresas que buscaram desenvolver o produto nacionalmente, pois o preço da grama sintética teria que ser reajustado fortemente.


Este desenvolvimento de poucos anos, trouxe muitos problemas para o mercado. Apesar do preço da grma sintética ter se estabilizado no período de 12 meses após a eleição com a estabilidade do Câmbio, muitos já estavam fabricando.


Estes passaram e passam até hoje por problemas que vão desde a estabilidade de cor, até a durabilidade, passando pela performance e pelo desempenho. Todos já deve ter visto campos desgastados não com 7,8,9 ou 10 anos, mas com 1, 2 ou 3 anos terem terminado. Isto se deve a qualidade do material e certamente esta influencia no preço da grama sintética hoje comercializada.


Enquanto a fibra importada utiliza mais de 15 aditivos estabilizantes de cor, de UV, etc, outras pouco mais de 1/3. portanto preço em grama sintética está aliada a alguns fatores que listamos a seguir:


  • 1 - Durabilidade ( o retorno do investimento depende disto)
  • 2 - Estabilidade de cor
  • 3 - Estabilidade ao desgaste aos raios UV
  • 4 - Desempenho ( campos duros ou que quicam muito a bola, depende do tipo de material e de instalação)
  • 5 - Performance ( a capacidade do gramado sintético se parecer com a grama natural, seja no desempenho do jogo com o no do atleta, que é muito importante pois evitam as lesões de joelho, tornozelo e outras).

Enfim não existe mágica e o preço da grama sintética depende destes fatores e a qualidade do material está diretamente associada ao preço da grama sintética ofertada.


Sempre trabalhamos com produtos que possam apresentar diferencias de base de espessura de fibra com o conceito do desenvolvimento do futebol pleno.


Observem o cálculo abaixo:


Grama Sintética Nacional 3 anos de utilização com bom desempenho Grama Sintéica Importada, 5 anos de utilização com bom desempenho. (Isto não quer dizer que elas somente duram este tempo mas a partir daí começa a afetar o desempenho e os clientes tendem a trocar de quadra)


A durabilidade depende essencialmente de:


  • 1 - Qualidade
  • 2 - Tempo de utilização
  • 3 - Tamanho de quadra
  • 4 - Número de horas locadas por dia
  • 5 - Manutenção
  • 6 - Região (mais agressão pelo UV ou menos agressão)

Observem a curva de desgaste e percebam outro fator importante:

Enquanto a grama nacional já inicia um processo de desgaste imediatamente a importada se comporta muito melhor, com uma curva de desgaste muito mais suave. Observamos nitidamente que quando a grama sintética nacional atinge um desgaste de 60% já praticamente está totalmente inutilizada enquanto a importada ainda tem muito a dar.


Portanto não se iludam, preço de grama sintética tem muito a ver com qualidade e durabilidade, e ao longo do tempo em qualquer conta que fizermos se torna mais barato.

Preço das Gramas Sintéticas:


Preço da Grama Sintética PRO 55 = A partir de R$ 63,00/m²

Preço da Grama Sintética PRO 64 = consultar

Preço da Grama Sintética PRO MONO SUPER 50 = Consultar

Preço da Grama Sintética PRO MONO SUPER 60 = Consultar

Preço da Grama Sintética PRO HYBRID 50 = Consultar

Preço da Grama Sintética PRO HYBRID 60 = Consultar


Consulte outros modelos e condições de pagamento, com parcelamento direto ou com financiamento pelo Cartão BNDES.


Atendemos todo o Brasil e fazemos orçamento gratuito. Disponibilizamos projeto de base, descritivo de materiais para alambrados, iluminação e redes, além de estudo de viabilidade econômica.


Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 191, Cj 71,
Itaim Bibi So Paulo / SP | CEP: 04.543-120
Fone:(51) 3519.1004, (51) 8114.0102 e (11) 7864.2503
E-mail: contato@profield.esp.br